FT-817ND

Posted: 17 Setembro, 2007 in Equipamento, Tranceptores

Deixarei aqui as minhas impressões sobre o FT-817ND, sem preocupação de vos apresentar grandes dados técnicos sobre o mesmo. Se quiserem ter essa informação, podem dirigir-se ao site da Yaesu, em http://www.yaesu.com/ As impressões aqui deixadas são baseadas na minha experiência pessoal e poderão variar de utilizador para utilizador.

Este pequeno transceptor da Yaesu, e digo pequeno com toda a propriedade, é um equipamento extremamente versátil, apesar de extremamente sobreavaliado em termos de preço. A possibilidade de ter à mão o espectro de HF, os 6 metros e as bandas de V/UHF foi o que pesou na hora de decidir-me pela sua aquisição. Aconselho desde já, a todos os que desejem adquirir este equipamento, que procurem nos leilões de equipamento nacionais ou no internacional Ebay. Os preços que aí encontramos são largamente inferiores ao praticados em Portugal pelo representante oficial da marca. Não consigo perceber como é possível vender unidades destas a valores perto dos 800 euros. Com alguma paciência, podemos encontrar preços a rondar os 500 euros.

A operação é simples, embora as teclas sejam pequenas e de manipulação pouco cómoda. Na parte superior existem 4 teclas. Duas de mudança de banda (UP e DOWN) e outras duas para mudança de modo (SSB, FM, AM, etc.). No lado direito do painel frontal existe um dial (pequeno), uma tecla de Power on/off, uma de Memória/VFO e uma outra de Função. Na zona central, um pouco à esquerda, o display dá-nos as informações mais importantes para a operação e pode ser retro-iluminado com 3 cores distintas. Gostei bastante da indicação da voltagem da bateria, uma vez que nos dá uma ideia da carga existente. O equipamento é alimentado por um pack de baterias de 1400 mAh NiMH. A autonomia, não sendo muito grande, chega perfeitamente para um fim de semana intenso de escuta. Se quisermos transmitir, aí teremos que ter algum cuidado e dosear a potência de emissão de forma a aumentar a sua autonomia. A solução por mim encontrada passou pela compra de uma bateria de chumbo de 3Ah, o que me dá autonomia de várias semanas de intensa utilização.

O equipamento possui duas entradas de antena. Uma com ficha BNC e frontal. A outra com ficha SO-239, na parte traseira. Por opção de menu é possível indicar que antena pretendemos utilizar, com possibilidade de memorização por segmento de bandas. De origem vem uma antena de borracha, em duas partes, que pode ser usada em 50MHz, 144MHz e 432Mhz.

A recepção é bastante agradável e os 5 watts de potência máxima fazem deste transceptor uma verdadeiro estado de espírito. Existe um verdadeiro culto em torno desde modelo.

Tirando o preço elevado, a minha apreciação geral é bastante positiva.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s